O estímulo de colágeno é uma das soluções mais buscadas pelas mulheres, principalmente, para o combate ao envelhecimento. Porém, quais são as soluções mais eficazes de fato?
O colágeno, uma proteína fundamental para a firmeza e elasticidade da pele, desempenha um papel crucial no combate aos sinais visíveis de envelhecimento.
É natural que ao longo dos anos, sua produção diminua, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e perda de volume facial. Felizmente, avanços na dermatologia e estética oferecem métodos eficazes para estimular a produção de colágeno, restaurando a vitalidade e a juventude da pele do rosto.
Neste conteúdo, vamos entender como é o processo da produção do colágeno e quais são os melhores tratamentos oferecidos no mercado. Além disso, vamos falar sobre as balinhas mágicas de colágeno!
Como é o processo de produção de colágeno?
O colágeno é produzido naturalmente pelo organismo por meio de fibroblastos, células presentes na derme. Essa proteína estrutural é responsável por manter a pele firme e resiliente, proporcionando suporte aos tecidos.
Com o tempo, e devido a fatores como exposição solar, tabagismo e envelhecimento genético, a produção de colágeno diminui. Isso resulta em perda de densidade e elasticidade da pele, contribuindo para o surgimento das temidas linhas finas e rugas.
E quais são os melhores tratamentos para o estímulo de colágeno?
Para combater os efeitos do envelhecimento e promover a produção de colágeno, diversos tratamentos faciais são recomendados pela Dra. Juliana Jordão.
Bioestimuladores
Os bioestimuladores são tratamentos inovadores que estimulam a produção de colágeno na pele. Eles são especialmente indicados para homens e mulheres que apresentam algum grau de flacidez cutânea..
Sculptra e Radiesse são opções de bioestimuladores que visam melhorar a qualidade da pele, estimulando a produção de colágeno. No entanto, eles diferem em relação aos ingredientes ativos utilizados em seus procedimentos.
Diferenças entre eles
Sculptra age à base de ácido polilático e atua como um potente impulsionador de colágeno, enquanto a Radiesse emprega hidroxiapatita de cálcio como seu ingrediente ativo. Assim como o Sculptra, o Radiesse estimula a produção desta proteína na pele, melhorando a sua firmeza e textura.
Skinbooster
O Skinbooster é um tratamento inovador projetado para proporcionar hidratação profunda e vitalidade à pele. Por meio da aplicação de ácido hialurônico nas camadas mais profundas da derme, o Skinbooster age intensificando a produção de colágeno e elastina.
Essa ação restaura a hidratação da pele, melhorando sua qualidade, elasticidade, luminosidade e garante uma aparência mais jovem e saudável à pele.
Profhilo
Profhilo é um bioremodelador celular que oferece a capacidade de restaurar a estrutura dos tecidos sem volumizar a região tratada. Sua alta fluidez permite que, quando injetado, se difunda por todas as camadas da pele, incluindo a epiderme, a derme e a hipoderme.
Composto por 100% de ácido hialurônico ultrapuro e livre de agentes químicos, Profhilo age estimulando as estruturas que compõem a matriz Extracelular, como colágeno, elastina e ácido hialurônico, promovendo a restauração dos tecidos sem volumização.
Funciona como um sinalizador do organismo, emitindo comandos para que as células trabalhem na estimulação de colágeno e elastina, mantendo a qualidade e integridade da pele.
Agora que falamos sobre os principais maneiras de estímulo de colágeno, vamos falar um pouco sobre os mitos que o mercado usa e abusa sobre o assunto?
Os mitos do mercado de beleza sobre o estímulo de colágeno:
Apesar de sua importância comprovada para a saúde e aparência da pele, o colágeno é frequentemente alvo de mitos e informações incorretas no mercado de beleza. Alguns dos equívocos mais comuns incluem:
Suplementos de colágeno por via oral são suficientes
As famosas balinhas mágicas não são efetivas quando o assunto é produção de colágeno.
Embora suplementos possam oferecer benefícios para a saúde geral, a eficácia do colágeno ingerido via oral na melhora da pele ainda é debatida. A aplicação tópica e procedimentos específicos são geralmente mais direcionados e eficazes.
Produtos cosméticos com colágeno têm efeito imediato
Cosméticos com colágeno na formulação podem hidratar e temporariamente suavizar a pele, mas não substituem a produção natural de colágeno ou tratamentos específicos para estimulá-lo como os citados anteriormente.
É por isso que quando falamos sobre rejuvenescimento e cuidado da pele, é preciso de uma combinação adequada de tratamentos recomendados por profissionais qualificados.
E se você quiser saber mais como escolher um excelente dermatologista, confira esse conteúdo completo que não vai restar dúvidas.
Conheça a Dra. Juliana Jordão
A Dra. Juliana Jordão é uma renomada médica dermatologista com uma ampla trajetória acadêmica e profissional.
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná, ela consolidou sua expertise ao obter especialização em Dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC).
Sua dedicação e excelência na área a conduziram a se tornar Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Além disso, a Dra. Juliana Jordão enriqueceu sua formação internacionalmente como Clinical Fellow em Laserterapia e Fotodermatologia na Skin and Laser Center of Boom, na Bélgica. Atualmente, ela lidera o ambulatório de Laserterapia da residência de Dermatologia do HUEC, é Mestre em Princípios da Cirurgia e pesquisa ativamente em Laserterapia e Cosmiatria.