Beleza sustentável: o futuro dos cosméticos e tratamentos dermatológicos

O conceito de beleza sustentável é muito mais do que utilizar ingredientes naturais, e vem crescendo mais a cada dia, inovando em novos cosméticos e tratamentos. No artigo de hoje, iremos falar um pouco sobre essa nova modalidade que vem em uma crescente no mercado da beleza

O que é a beleza sustentável

A beleza sustentável é uma abordagem holística para a produção de cosméticos, que exige responsabilidade em todas as etapas do ciclo de criação, desde a matéria prima até o descarte final.

Em essência, ela busca minimizar o impacto ambiental e aumentar o impacto social de toda a cadeia produtiva.

É o uso de ingredientes que não agridem o meio ambiente e de fontes renováveis de recursos, que visam reduzir toxinas e utilizar embalagens recicláveis, além de assegurar condições de trabalhos éticas e seguras, apoiando o desenvolvimento de comunidades locais.

Tecnologias limpas e inovação em cosméticos verdes

Com a evolução dos cosméticos, foi necessário investir em inovações focadas em criar formulações eficazes e de forma consciente. Esses novos cosméticos concentram-se em substituir ingredientes sintéticos e otimizar recursos.

Fermentação Biotecnológica

É a substituição da síntese química por processos biológicos. É um processo de micro-organismos cultivados para produzir ingredientes de alta performance, como ácido hialurônico, ceramidas ou até mesmo pigmentos coloridos.

Esta fermentação garante a pureza e elimina a necessidade de grandes áreas de cultivos, o que reduz o uso de água e outras matérias primas.

Upcycling e Green Chemistry

Utiliza resíduos da indústria alimentícia ou da agricultura, para extrair ativos como antioxidantes e óleos essenciais. Essa técnica reduz o desperdício, cria novos insumos e otimiza o ciclo de vida de resíduos que seriam descartados.

Cosméticos Waterless

São cosméticos com formulação em barra, em pó ou concentrados, que eliminam a água como solvente principal. Essa ação auxilia na economia de água, reduz o peso do produto e diminui a necessidade de conservante, devido à diminuição do risco de proliferação microbiana.

Dermatologia moderna: equilíbrio entre eficácia e sustentabilidade

A dermatologia moderna está cada vez mais relacionada à beleza sustentável, harmonizando a eficácia clínica dos tratamentos, com a responsabilidade ambiental e ética. 

A prescrição de produtos de marcas transparentes, com certificados como Cruelty-Free (sem testes em animais), Vegan e que ainda investem em testes de segurança ambiental é essencial para o crescimento da produção verde. Além disso, o uso de tecnologias a laser, entre outras, entregam resultados com o mínimo de desperdício e a máxima eficiência.

Na clínica, acreditamos que a verdadeira beleza e saúde vêm do equilíbrio entre bem estar individual, a eficácia clínica e o compromisso ético com o planeta. A principal missão, além de oferecer tratamentos em dermatologia estética, é promover uma beleza sustentável e consciente. 

Conheça a Dra. Juliana Jordão

A Dra. Juliana Jordão é uma renomada médica dermatologista com uma ampla trajetória acadêmica e profissional.

Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná, ela consolidou sua expertise ao obter especialização em Dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC).

Sua dedicação e excelência na área a conduziram a tornar-se Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

A nossa clínica está localizada no Edifício New Zealand – R. Dr. Alexandre Gutierrez, 826 – Sala 404 – Batel, Curitiba – PR.

Compartilhe esse post:

nova pesquisa

Pesquisar
Olá, como posso lhe ajudar?