Entenda a acne: conheça os diferentes graus e os melhores tratamentos para uma pele saudável

Entenda a Acne: conheça os diferentes graus e os melhores tratamentos para uma pele saudável

A pele acneica é uma das principais barreiras da jornada para a pele saudável. Quando falamos em pele acneica, não estamos tratando apenas de uma questão estética passageira, mas sim de uma condição inflamatória complexa que exige compreensão profunda sobre seus mecanismos. No artigo de hoje, iremos falar sobre sua causa, prevenção e cuidados adequados. 

O que é a acne?

Entender a diferença entre uma espinha ocasional e uma pele acneica é o primeiro passo para encontrar o tratamento ideal, prevenindo complicações comuns como cicatrizes e manchas na pele.

A acne é uma doença multifatorial que atinge a unidade pilossebácea (o poro e a glândula produtora de óleo). De forma simplificada, ela ocorre quando os “poros” da pele ficam obstruídos por gordura e células mortas, criando um ambiente propício para inflamações e infecções.

Embora seja uma condição comum na adolescência, principalmente em mulheres, devido ao salto hormonal causado pela puberdade, a pele acneica pode ter diversos fatores, como:

Desequilíbrio hormonal

Assim como na puberdade, podem ocorrer outros momentos que causem o desequilíbrio hormonal, como  no caso do ciclo menstrual, no qual a flutuação de hormônios pré-menstruais aumenta a produção de sebo.

Ainda, quando ocorre a acne adulta, a mesma pode estar vinculada a síndromes como a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), menopausa e estresse contínuo.

Hiperqueratinização

Na pele acneica, diferente da pele saudável, pode ocorrer o processo de hiperqueratinização, evento este que causa o acúmulo de células mortas dentro dos poros, dificultando a saída da oleosidade e ocasionando os famosos cravos (comedões).

Proliferação bacteriana

A hiperqueratinização, além de causar os comedões, transforma os poros em um ambiente propício para a proliferação bacteriana da Cutibacterium acnes. Esta é um tipo de bactéria que já vive na nossa pele, porém, quando em quantidade excessiva, gera a inflamação.

Genética 

Assim como outras doenças, a acne pode ser hereditária, visto que, a genética determina o quão sensíveis suas glândulas são aos hormônios e quão intensa será a resposta inflamatória do seu corpo.

Estilo de vida

Embora seja o menor dos casos, a acne pode estar relacionada com os hábitos diários, como o uso de medicamentos, excesso de alimentos ricos em açúcar e/ou gordura, uso de cosméticos inadequados e entre outros.

Ainda, quando relacionado a algum outro fator acima, pode ocasionar no aumento da severidade da pele acneica.

Tipos de acne e tratamento

A pele acneica se dá em cinco diferentes graus de severidade. Além disso, cada grau de acne possui um tipo de tratamento específico. São eles:

  • Grau I (Acne Comedônica): é o tipo mais leve de acne, sendo característicos apenas os comedões, sem inflamações ou pus. 

Tratamento: pode ser realizado por tratamentos esfoliantes tópicos como ácido salicílico, retinóides e limpezas de pele.

  • Grau II (Acne Pápulo-Pustulosa): é considerado um caso leve a moderado. Caracteriza-se por comedões, surgimento de pápulas (bolinhas vermelhas e endurecidas) e  pústulas (espinhas com pus), devido à ação bacteriana e resposta imunológica.

Tratamento: é realizado com antibióticos tópicos, peróxido de benzoíla e ácidos.

  • Grau III (Acne Nodulocística): é um quadro grave de acne, atingindo camadas mais profundas da derme, causando nódulos e cistos. São lesões grandes, endurecidas e muito vermelhas que causam grande desconforto.

Tratamento: o tratamento, geralmente, já inicia com medicamentos orais, como antibióticos e isotretinoína.

  • Grau IV (Acne Conglobata): é acne em estado extremamente severo, no qual as lesões se fundem por baixo da pele. Estas se caracterizam por um conjunto de nódulos, cistos e abscessos que se comunicam, formando “túneis” inflamatórios na pele, podendo atingir costas, peito e braços.

Tratamento: é realizado por medicação sistêmica forte e até mesmo corticoides para diminuir a inflamação.

  • Grau V (Acne Fulminans): é um quadro raro e sistêmico de acne, causando  lesões úlceras e necróticas de forma súbita. Neste caso, também está associado a sintomas como febre, dor nas articulações, aumento de glóbulos brancos e mal-estar geral.

Tratamento: é necessário o uso imediato de medicamentos para controle e até mesmo a necessidade de hospitalização.

Relação entre a pele acneica e a oleosidade

A pele oleosa é o terreno fértil para o surgimento da acne. O excesso de oleosidade (hiperqueratinização) obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para a proliferação da bactéria Cutibacterium acnes. 

No entanto, ter pele oleosa não significa necessariamente ter acne, assim como pessoas de pele seca também podem apresentar lesões inflamatórias se houver obstrução folicular.

Relação entre a pele acneica e a pele sensível

Um erro comum é acreditar que a acne deve ser combatida com produtos agressivos e extremamente secativos, pois, muitas vezes, a pele acneica também é uma pele sensível.

O uso excessivo de ácidos sem orientação pode romper a barreira cutânea, causando “efeito rebote”: a pele fica irritada, vermelha e produz ainda mais óleo para tentar se proteger, agravando o quadro inflamatório.

Para um tratamento eficaz contra a pele acneica, é necessária a orientação de um médico dermatologista especializado, para que ele indique a melhor combinação de tratamentos para o seu tipo acne e de pele.

Conheça a Dra. Juliana Jordão

A Dra. Juliana Jordão é uma renomada médica dermatologista com uma ampla trajetória acadêmica e profissional.

Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná, ela consolidou sua expertise ao obter especialização em Dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC).

Sua dedicação e excelência na área a conduziram a tornar-se Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

A nossa clínica está localizada no Edifício New Zealand – R. Dr. Alexandre Gutierrez, 826 – Sala 404 – Batel, Curitiba – PR.

Compartilhe esse post:

nova pesquisa

Pesquisar
Olá, como posso lhe ajudar?