Você não precisa mais se sentir ansioso (a) ou inseguro (a) para a primeira consulta com um médico dermatologista!
Você se encontrou pensando “Acho que é hora de ver um dermatologista.” e não sabe exatamente o que ele faz, como escolher o melhor e o que falar exatamente na primeira consulta com dermatologista?
Então esse conteúdo é para você! Preparamos um guia muito completo sobre o que faz um dermatologista, como escolher um profissional de confiança e dicas preciosas de como aproveitar ao máximo sua primeira consulta.
O que faz um dermatologista?
O dermatologista é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, cabelo, unhas e mucosas, além de realizar procedimentos para rejuvenescimento facial e corporal.
É o médico responsável por tratar condições como acne, eczema, rosácea, psoríase, dermatites, infecções fúngicas, câncer de pele, alopecia, e fazem procedimentos estéticos como tratamento de estrias, cicatrizes, rejuvenescimento facial e corporal.
Além disso, os dermatologistas aconselham sobre cuidados preventivos e manutenção da saúde da pele.
Quando marcar uma consulta?
Agora que entendemos o que faz um dermatologista, vamos falar sobre algumas situações em que você deve procurá-lo.
1) Mudanças na sua pele
Quando há o aparecimento de novas manchas ou lesões na pele, alteração de cor, tamanho ou forma, feridas que não cicatrizam.
2) Problemas persistentes que não melhoram com tratamentos simples
Casos de acne severa ou que não respondem a tratamentos (caseiros ou clínicos), eczema ou dermatites que causam desconforto e não melhoram, psoríase ou condições de pele que já citamos no primeiro tópico.
3) Sintomas incomuns
Quando há coceira intensa e persistente, erupções cutâneas inexplicáveis ou dolorosas, perda de cabelo significativa ou repentina (mesmo quando há causa aparente como estresse, pós-parto, etc).
4) Condições infecciosas repentinas
Quando há infecções fúngicas nas unhas ou na pele que surgiram sem motivo aparente, verrugas, herpes… também são quadros que significam que é a hora de visitar seu dermatologista de confiança!
5) Questões estéticas
Aqui estão as questões mais clássicas das queixas de pacientes. A necessidade de tratamentos com foco em rejuvenescimento e a realização de procedimentos estéticos como peeling químico, preenchimento e toxina botulínica.
É sempre muito importante lembrar que para resolver qualquer questão das que citamos acima, procure um profissional de confiança com domínio no assunto. Combinado?
Como escolher um profissional qualificado?
Escolher um bom dermatologista é essencial, especialmente em uma era de falsas promessas e desinformação. Muitas vezes, profissionais e produtos oferecem resultados milagrosos que não são baseados em ciência ou evidências médicas.
Para garantir que você está em boas mãos, considere as seguintes dicas:
- Verifique as credenciais e certificações do dermatologista;
- Leia avaliações e depoimentos de outros pacientes;
- Peça recomendações a amigos, familiares ou ao seu médico de confiança;
- Certifique-se de que o dermatologista está atualizado com as últimas pesquisas e tecnologias;
- Desconfie de promessas de resultados rápidos e milagrosos;
- Escolha um profissional que escute suas preocupações e responda às suas perguntas de maneira clara e compreensível.
Se você seguir esse passo-a-passo não vai errar na hora de agendar com o seu médico.
E para fechar esse conteúdo com chave de ouro, separamos as melhores orientações da Dra. Juliana Jordão para servir de guia na sua primeira consulta com um médico dermatologista.
4 dicas para que a sua primeira consulta com um médico dermatologista seja incrível!
🔹Tudo começa com uma boa conversa! Vou querer saber como é sua rotina de skincare e o seu estilo de vida. Por isso, não se esqueça de levar uma listinha com os produtos que usa ou já usou. Anote também as suas queixas e expectativas em relação à sua pele para chegarmos ao melhor plano de tratamento para você!
🔹 Se possível venha de “cara limpa”, sem maquiagens e produtos que possam atrapalhar a nossa análise. Evite também esmaltes, pois assim conseguimos ver também o estado das suas unhas.
🔹 Quando falamos de pele, não podemos nos limitar ao rosto, é preciso examinar o órgão como um todo em busca de outros sinais que possam ajudar no diagnóstico, como é o caso de pintas “diferenciadas”. Por isso venha com roupas práticas e lembre-se de relatar tudo o que já percebeu de diferente na sua pele, independente da parte do corpo.
🔹 Evite passar por processos químicos no cabelo perto da consulta. Deixe a coloração e alisamentos para outro momento, assim também conseguiremos analisar a saúde do seu couro cabeludo e fios, sem interferências.
Fonte: Instagram
Para agendar uma consulta, entre em contato conosco.
Conheça a Dra. Juliana Jordão
A Dra. Juliana Jordão é uma renomada médica dermatologista com uma ampla trajetória acadêmica e profissional.
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná, ela consolidou sua expertise ao obter especialização em Dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC).
Sua dedicação e excelência na área a conduziram a se tornar Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
Além disso, a Dra. Juliana Jordão enriqueceu sua formação internacionalmente como Clinical Fellow em Laserterapia e Fotodermatologia na Skin and Laser Center of Boom, na Bélgica. Atualmente, ela lidera o ambulatório de Laserterapia da residência de Dermatologia do HUEC, é Mestre em Princípios da Cirurgia e pesquisa ativamente em Laserterapia e Cosmiatria.