A toxina botulínica ou Botox como é conhecida popularmente, é uma técnica que vem crescendo cada vez mais no mercado. É reconhecida por sua eficácia nos procedimentos estéticos de quem busca a prevenção e tratamento das rugas de expressão e rejuvenescimento facial. No post de hoje, abordaremos detalhes essenciais sobre este procedimento que visa melhorar a autoestima e beleza facial.
O que é a toxina botulínica, como age e suas indicações
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria chamada de Clostridium botulinum e é eficaz no bloqueio das junções neuromusculares, paralisando as regiões de aplicação.
Como age a toxina botulínica
Esta toxina age inibindo a liberação de acetilcolina, ocasionando no relaxamento ou paralisia da musculatura alvo em segundos ou em até cinco dias após a aplicação, sendo altamente procurada e recomendada na medicina estética para reduzir as rugas de expressão e rejuvenescimento facial.
Principais indicações para o uso da toxina botulínica
Os principais locais de aplicação da toxina botulínica é nas regiões da testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e buço. Onde, as rugas ficam mais aparentes devido as expressões orofaciais.
Ainda, a toxina botulínica pode ser aplicada para outros procedimentos, como a técnica do “fox eyes” (olhos de raposa), hiperidrose axilar (excesso de sudorese nas axilas), tratamento de rosáceas, de doenças urológicas e entre outras.
A prescrição e aplicação da toxina botulínica deve ser minuciosamente analisada e realizada de forma individualizada, analisado o tipo de pele, cicatrizes, cirurgias pré-existentes e entre outras características do paciente.
Diferença entre toxina botulínica e Botox
Toxina Botulínica é o nome do composto ativo – a substância utilizada no procedimento -, enquanto Botox é o nome comercial de uma das marcas que comercializam essa toxina botulínica.
Diferença entre toxina botulínica e preenchimento
É comum que a toxina botulínica seja confundida com o preenchimento facial. Contudo, são procedimentos com mecanismos de ações distintos, mas no entanto, ambos compartilham com o objetivo de auxiliar no rejuvenescimento facial.
A toxina botulínica é utilizada para tratar as rugas e linhas de expressão causadas pelas movimentações constantes da musculatura facial (sorrir, mastigar, franzir a testa). Ao ser aplicada, ela promove o relaxamento e paralisia temporária da musculatura, diminuindo as rugas de expressão.
O preenchimento facial, também é um procedimento estético, que utiliza em sua maioria, o ácido hialurônico para corrigir sulcos e aumentar o volume facial, resultando na harmônia do rosto.
O ácido hialurônico é presente em nossas células e tecidos de forma natural, porém, com o envelhecimento natural, este ácido vai diminuindo, causando a reduz do volume e a flacidez das estruturas
Mitos e verdades sobre o uso preventivo e corretivo
1. O toxina botulínica só é utilizado para procedimentos estéticos
MITO! Muito se fala sobre o uso da toxina botulínica para os procedimentos estéticos, porém, ele é muito utilizado para controle de algumas condições como suor excessivo, na paralisia facial e até mesmo em pacientes com disfunções urológicas.
2. Existe uma idade para começar a fazer uso da toxina botulínica
MITO! O tratamento com a toxina botulínica deve ser pensado junto com sua dermatologista especialista de referência, mas já pode ser aplicado para procedimentos a partir dos 18 anos.
Em alguns casos específicos como algumas condições de saúde, é possível que o uso da toxina botulínica seja realizado até mesmo em crianças, pois, é fármaco de boa segurança, cujo os efeitos adversos são mínimos.
3. Todo mundo pode fazer a aplicação da toxina botulínica
MITO! Assim como qualquer procedimento estético, existe suas contraindicações e deve ser analisado com cuidado pelo dermatologista especialista de sua confiança. Algumas destas contraindicações são infecções ativas na área de aplicação e gestação.
4. O primeiro uso da toxina botulínica é somente após o surgimentos das linhas de expressão
MITO! A aplicação da toxina botulínica pode ser realizada de maneira preventiva, ou seja, para que estas tão temidas rugas de expressão não cheguem a aparecer.
Ainda, esperar para que as rugas de expressão já estejam presentes pode dificultar o processo de recuperação da pele, necessitando de maiores retoques durante o processo.
5. O tempo de duração da toxina botulínica é de até seis meses
VERDADE! O tempo de atuação da toxina botulínica pode variar de caso para caso. Porém, de modo geral, para o uso estético, seu tempo útil de atuação é entre quatro à seis meses.
Ainda, alguns estilos de vida podem causar alterações na vida útil da toxina botulínica, diminuindo o tempo de sua atuação no organismo.
6. O uso da toxina botulínica deve ser feito de forma regular
VERDADE! Como seu tempo de atuação é de cerca de quatro à seis meses, é indicado que as reaplicações sejam realizadas nessa mesma frequência. Além disso, o tempo de aplicação da toxina botulínica para o seu caso deve ser pensado junto com sua médica dermatologista de confiança.
Conheça a Dra. Juliana Jordão
A Dra. Juliana Jordão é uma renomada médica dermatologista com uma ampla trajetória acadêmica e profissional.
Graduada pela Faculdade Evangélica do Paraná, ela consolidou sua expertise ao obter especialização em Dermatologia pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC).
Sua dedicação e excelência na área a conduziram a tornar-se Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
A nossa clínica está localizada no Edifício New Zealand – R. Dr. Alexandre Gutierrez, 826 – Sala 404 – Batel, Curitiba – PR.